terça-feira, 19 de janeiro de 2016

PROPOSTA DE REVITALIZAÇÃO DA BACIA DO RIO DOCE


RELATÓRIO DE DANOS CAUSADOS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO, EM MARIANA, MG, ATINGINDO O RIO DOCE E SEUS LIMITES, E UMA PROPOSTA DE REVITALIZAÇÃO DA BACIA.



Foz do rio Matipó na margem direita do rio Doce
Margem esquerda do rio Matipó: Município de Rio Casca
Margem direita do rio Matipó: Município de Raul Soares

Rio Matipó chegando no rio Doce.


RAUL SOARES NO RIO DOCE
População: 24.408 habitantes (IBGE 2010)
O rio Doce tangencia o município de Raul Soares na foz do rio Matipó no ponto de coordenadas : 19° 53’ 11.98” S; 42° 33’ 05.44” O; 253 m.
Não há uma área perdida atingida pela lama dentro do território
O impacto da contaminação do rio atingiu diretamente a cadeia produtiva de peixes e população ribeirinha de pescadores, inclusive os do município.
A descontaminação do rio Doce depende da água que ele recebe de seus rios, de seus córregos. A contaminação dessas águas é majoritariamente de esgoto sanitário. Portanto, a revitalização da bacia deve começar pelo saneamento básico
Os municípios da bacia têm aprovado em leis o seu Plano Municipal e Saneamento Básico, podendo transformar seus planos em Projetos Executivos.
A instalação de Estações de Tratamento de ÁGUA (ETA) e ESGOTO (ETE) é de fundamental importância para atender as necessidades e obrigações de município, mas se for tomada como um programa de bacia e executadas de forma sincronizada, produzirão resultados concretos  no processo de revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.



Mun. De Raul Soares

O Município de Raul Soares é solidário com os municípios representados na reunião de prefeitos em Governador Valadares, no dia 29 de dezembro 2015 e apresenta uma proposta de revitalização da bacia do rio Doce através de ações concretas de saneamento básico e preservação de recursos hídricos.
PRIORIDADES DE RAUL SOARES
1.       Adequação da rede e instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto sanitário (ETE), na sede. (Projeto PROSAR, aprovado no FHIDRO em  2010).
2.       Aquisição de equipamentos para a gestão de resíduo sólido.
3.       Proteção de recursos hídricos através de saneamento ambiental de micro bacias hidrográficas.
4.       Desenvolver conteúdos de educação ambiental tendo a Bacia do Rio Doce como objeto de estudo (Programas Águas do Rio Doce).
O município já tem aprovado em lei o Plano Municipal de Saneamento Básico e o Conselho Municipal de Saneamento Básico.
Raul Soares, 13 de janeiro de 2016.




Nenhum comentário:

Postar um comentário