quarta-feira, 27 de abril de 2016

Continuação do Projeto de Revitalização da Praça Nossa Senhora das Graças

Durante o mês de abril, a Prefeitura Municipal de Raul Soares através da Secretaria de Meio Ambiente, prosseguiu com o Projeto de Revitalização da Praça Nossa Senhora das Graças.
Foi realizado o corte dos alfineiros danificados, uma vez que as mudas plantadas nas etapas anteriores já estavam em um tamanho considerável; e o plantio de outras mudas.
Dentre as espécies plantadas podemos citar a escumilha africana, murta, quaresmeira, ipê rosa, oiti e espirradeira.





CAPACITAÇÃO: DRENAGEM PLUVIAL E TÉCNICAS DE RETENÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA

Nos dias 13 e 14 de abril tivemos a oportunidade de participar de um curso de capacitação como objetivo a construção dos temas Drenagem Pluvial e Técnicas de Retenção da Água de Chuva , visando ampliar o conhecimento e difundir iniciativas relacionadas a estes temas na Zona da Mata Mineira.

Está é uma atividade da Universidade Federal de Viçosa (UFV), juntamente com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais (CISAB) e o Instituto Socioambiental de Viçosa (ISA), através do Programa de Extensão Universitária “Saberes teóricos e práticos para concepção e gestão dos sistemas municipais de saneamento da Zona da Mata de Minhas Gerais”, proposto para o edital PROEXT 2015, com o objetivo de promover ações de intercâmbio e de extensão tecnológica através da capacitação de profissionais do saneamento.


Técnicos e gestores municipais.

Retenção da água da chuva

Caixa seca

Damiana do Carmo Rodrigues dos Reis-Tecnóloga
Diandra Fioravante Corcini Nepomuceno-Bióloga

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Semana da Semente


A Secretaria de Meio Ambiente, através da Prefeitura Municipal, tem desenvolvido um projeto em parceria com todas as escolas do município de Raul Soares e distritos, chamado Semana da Semente.
A equipe está visitando as escolas e pedindo o apoio dos alunos para arrecadar sementes, pois o viveiro do município está em falta das mesmas para o desenvolvimento das mudas. 
A divulgação já foi realizada em todas as escolas de Raul Soares e também de Bicuíba, com uma pequena palestra nas salas de aula explicando a importância da arrecadação, o modo de coleta e armazenagem das sementes. 
As escolas localizadas em Santana do Tabuleiro, Vermelho Velho, São Vicente da Estrela e São Sebastião do Óculo serão visitadas na próxima semana.
Como motivação ao apoio do projeto, as escolas receberão o retorno das mudas de acordo com a quantidade de sementes coletadas, podendo assim, desenvolver outros projetos. A cada 10 sementes, a escola terá direito a uma muda.