segunda-feira, 21 de março de 2016

ADOTE UMA ÁRVORE

No dia 18 de março realizamos o plantio de 06 mudas, sendo 05 mudas no Bairro Vila Babosa, na  Av. São Lucas, Av. Leopoldina, Rua São Marcos e 01 muda no Bairro Vila Esperança, na rua Dr. Carlos Alberto Grossi. Participe desse projeto você também, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente na Prefeitura Municipal ou ligue (33) 3351 1255.
Apoio: Saae 








terça-feira, 15 de março de 2016

ADOTE UMA ÁRVORE

No dia 11 de março, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria de Obras realizou o plantio de 8 mudas nas seguintes ruas: Francisco Costa Abrantes, Camilo de Moura, Gerardo Grossi, Antônio Vieira dos Santos. 
Participe desse projeto você também, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente na Prefeitura Municipal ou ligue (33) 3351 1255.
Apoio: Saae de Raul Soares.



segunda-feira, 7 de março de 2016

VISITA TÉCNICA DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE EM RAUL SOARES

Visita monitorada aos projetos ambientais em Raul Soares. Os alunos do curso técnico em meio ambiente do Pronatec de Viçosa e São Pedro dos Ferros participaram de visita técnica que contemplou os seguintes locais: Estações Hidrológicas da Agência Nacional de Águas, Centro de controle de zoonose (Fossa Sértica econômica com bombonas), Usina de Triagem e Compostagem de Lixo, Usina Hidrelétrica Vermelho Velho Energia e seu viveiro de mudas, que funciona em parceria com a Prefeitura Municipal de Raul Soares
A realização da visita técnica foi uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Raul Soares através da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Hy brazil e ANA.








ADOTE UMA ÁRVORE

No dia 04 de março a Prefeitura Municipal de Raul Soares através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou o plantio de 08 mudas nas seguintes Ruas: Camilo de Moura, Rufino Rocha,Padre Chiquinho. Projeto ADOTE UMA ÁRVORE. Uma parceria entre SAAE e SEMA.








quarta-feira, 2 de março de 2016

PROJETO DE EXPANSÃO URBANA DE UM TRECHO DA MARGEM DO RIO MATIPÓ PARA FINS DE PRESERVAÇÃO, COM RECOMPOSIÇÃO DA MATA CILIAR.

A ÁREA

Situada na margem esquerda do rio Matipó, no limite do perímetro urbano, no sentido Raul Soares - Bicuiba, entre a estrada e a margem do rio, numa área total de 20.390,31, sendo 7.974,50 m² de Área de Proteção Permanente (APP).

 COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Iniciando no ponto do perímetro urbano de coordenadas E: 768.444.94 e N: 7.775.640,59, segue margeando a estrada até o ponto E: 768.871,96 e N: 7.775.426,98, desce para o rio até o ponto E: 76.892,95 e N: 7.775.42698, segue pela margem do rio até o ponto E: 768.458,94 e N: 7.775.640,59, no perímetro urbano.
JUSTIFICATIVA       
                 A lei nº 12.651/2012, que instituiu o Código Florestal, estabeleceu como Área de Proteção Permanente a faixa de terra de 30 metros de largura a partir do nível d’água, e torna obrigatória sua proteção, inclusive sua recomposição vegetal. Este projeto propõe a proteção e a recomposição desta área descrita na faixa de 30 metros.
A necessidade de proteção das margens do rio vai se agravando com o desbarrancamento da margem, o consequente assoreamento do leito e a contaminação da água com o esgoto sanitário.
Essa mesma área, enquanto rural, faz parte do Projeto de loteamento da Victorino Empreendimentos Imobiliários Ltda. Com sua inclusão no perímetro urbano, passa para o Município o dever de sua proteção e urbanização, nos termos da Lei Complementar nº140/2011, entendendo como urbanização a garantia de serviços como saneamento e iluminação. Para iniciar esse processo, foi proposta uma parceria informal entre a prefeitura e empresa imobiliária nos seguintes termos:
1.       A Prefeitura apresentará à Câmara um projeto de lei de inclusão da área no perímetro urbano que será consolidado após sua aprovação.
2.       A Victorino Empreendimentos Imobiliários Ltda fará por sua conta os serviços da urbanização, a saber:
2.1   Proteção física com cercamento e placas de identificação da APP;
2.2   Recomposição da cobertura vegetal com plantio de 270 muda de árvores nativas, melíferas ou frutíferas, com maior adensamento nos 15 metros da margem, reconstituindo a mata ciliar.
2.3   A instalação de fossas sépticas nas quatro residências já existentes na área;
2.4   A colocação dos para a instalação da rede elétrica, inclusive os 15 postes necessários para acesso à rede trifásica de acordo com a CEMIG.
Desta forma, a aprovação do projeto de inclusão da dita área no perímetro urbano vai implicar em importante ganho ambiental no sentido de redução do assoreamento do rio, melhoria da qualidade da água e recomposição da mata ciliar, somados a significativo ganho social com a instalação de uma rede elétrica trifásica para os habitantes que carecem desse serviço.
Aprovada a lei de inclusão, a empresa iniciará o trabalho de proteção e de recomposição da APP dentro do prazo de 30 dias a partir data da aprovação.
Este plano de proteção ambiental através de uma parceria público-privada é uma proposta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

                       Raul Soares, 1° de março de 2016.


De acordo: Prefeito CÉLIO DAVID NESCE